Blog do Ricardo Marinello

Fique por dentro das notícias do setor jurídico e do dia a dia aqui do escritório

Abertura de Empresa

Abertura de Empresa

por Ricardo Marinello de Oliveira

É imprescindível que o empreendedor conheça as diversas obrigações e todos os documentos para abertura de empresa exigidos.

1- Contrato Social, é o documento mais importante, nele consta o acordo pactuado entre os sócios da companhia, que indica quem são os sócios, o nome de registro da empresa, o capital inicial, a divisão das ações, a atribuição de cada sócio no negócio e as demais informações relevantes. É importante que seja feito por um advogado qualificado. Também deve ser registrado em cartório e estar assinado pelos sócios, duas testemunhas e pelo profissional de advocacia.

 

2- Registro na Junta Comercial, esse registro serve como um tipo de Certidão de Nascimento de pessoas jurídicas e é essencial para a emissão de outros documentos necessários para a formalização do negócio.

 

3- Solicitação de CNPJ, é o cadastro da companhia no Ministério da Fazenda e Receita Federal, o qual fará com que ela tenha existência em âmbito nacional. Ele indica em qual segmento o negócio se inclui e quais serão os impostos devidos. Sem um CNPJ, a organização de fato não existe, portanto, é considerada ilegal.

 

4- Inscrição Municipal, o município quer saber a respeito de tudo que está em andamento e cobrar os impostos devidos, tendo em vista que é dessa forma que ele consegue manter os órgãos públicos em pleno funcionamento.

 

5- Alvará de funcionamento emitido pelo Município, os estabelecimentos precisam de uma licença prévia do Município para funcionar. Essa licença se trata do Alvará de funcionamento e localização, devendo ser solicitado no próprio Município.

 

6- Licença específica de funcionamento, alvará do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária, Licença Ambiental, as licenças dependem das atividades a serem exercidas;

Abrir uma empresa não é algo simples, o processo precisa ser bem feito e com a ajuda de um especialista.

Por isso conte com a assessoria da equipe Ricardo Marinello Advocacia, garantindo completa conformidade da sua empresa.

Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar