Blog do Ricardo Marinello

Fique por dentro das notícias do setor jurídico e do dia a dia aqui do escritório

Por que registrar minha marca?

Por que registrar minha marca?

por Ricardo Marinello de Oliveira

Sua marca não é sua se não estiver registrada, além disso o CNPJ ou o nome do @ no Instagram não garantem que a marca seja sua, pois o dono da marca é quem registra primeiro.

É muito comum as pessoas deixarem as questões burocráticas de lado. Mas já imaginou perder tudo o que você batalhou para conquistar e não poder ser o dono de sua marca? A sua marca é a identidade do seu negócio.

Muitos empresários projetam o ramo de atividade, a logística e desenvolvem o nome para a empresa, todavia descobrem que não podem registrar e explorar a marca devido a ela já ter sido registrada por outra empresa.

O registro de marca serve para você proteger juridicamente a sua empresa e poder divulga-la ao seu público com exclusividade. Você unicamente terá direito sobre ela. O registro proporciona mais credibilidade ao seu cliente, a sua marca representará sua empresa visualmente. Com isso, seus clientes já saberão o que esperar de seus produtos porque sabem o conceito, boa fama e qualidade que sua marca carrega.

No Brasil o órgão que faz o registro de marcas é o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), e a partir da data de registro ele garante exclusividade da sua marca por 10 anos, renovável por igual período. Quando você estiver com o Registro de Marca, emitido pelo INPI, você tem o direito de fato sobre sua marca, garantindo o registro e propriedade exclusiva.

Importante mencionar que um dos múltiplos benefícios do registro de marca é a proteção contra a concorrência desleal, consolidando assim o nome do seu empreendimento com segurança.

Caso você nomine sua empresa com um nome que já possui registro no INPI, você estará sujeito ao pagamento de indenização a terceiros por estar utilizando uma marca que é registrada. O registro de marca previne prejuízos a sua empresa.

Não espere ela crescer para registrar, pois todo seu empenho e esforço para sua marca ser reconhecida pode ser em vão.

Cuide do futuro de sua marca, cuide do futuro de sua empresa, você gastou tempo, dinheiro e batalhou muito pra ela ser reconhecida no mercado.

Confira as vantagens ao registrar sua marca:

- Propriedade exclusiva sobre sua marca e identidade visual;

- Proteção do seu negócio em todo território nacional;

- Possibilidade de abertura de franquias e licenciamento da marca;

- Evita o risco da perda da marca e de todo investimento realizado sobre ela;

Proteja juridicamente a sua marca, pois quanto mais a sua imagem empresarial cresce, mais valor é atribuído a ela, tornando mais valorosa e reconhecida no mercado.

Registre sua marca com a gente, busque assessoria jurídica para sua empresa, não coloque seu negócio em risco.

Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar