Blog do Ricardo Marinello

Fique por dentro das notícias do setor jurídico e do dia a dia aqui do escritório

Franquia

Franquia

por Ricardo Marinello de Oliveira

Franquia é um modelo de negócio em que o franqueador de uma marca (franquia) concede o direito de uso dessa marca a um investidor (franqueado), para que ele possa replicar o formato de negócio, já testado, reconhecido e bem sucedido. 

Em outras palavras, é uma estratégia empresarial para distribuição e comercialização de produtos e serviços.

As franquias estão presentes em diversos segmentos do mercado, como na educação, alimentação, saúde e beleza, moda, dentre outros.

Por ser franquia, terá o direito de utilizar a marca de outra, comercializará seus produtos e serviços e gerará no consumidor a expectativa de ver o mesmo modelo de negócio nos diversos locais em que ele se deparar com aquela marca.

As franquias são regulamentadas pela Nova Lei de Franquias 13.966/2019, em que trouxe mais segurança ao franqueado.

Segundo o Sebrae, para reproduzir corretamente o modelo e se beneficiar de um negócio experimentado e bem-sucedido, o franqueado deverá receber orientação para a instalação e a operação da unidade franqueada, mantendo o padrão exigido e remunerando a franqueadora pela concessão dos direitos e pela transferência desses conhecimentos.

Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação em nosso site. Nossos cookies são dirigidos para meios de comunicação e analítica avançada. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para maiores informações sobre a coleta e tratamento de seus dados pessoais, consulte nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados
online
Ao utilizar o chat, você aceita a nossa Política de Privacidade.
Avatar